O QUE É SHADOWFAX ?




Shadowfax é o cavalo usado pelo mago Gandalf no épico "O senhor dos Anéis" de J. R. R. Tolkien.

Origem da palavra:

Na verdade, Scadufax é uma forma simplificada; a forma completa é Sceadu-faex e por sua vez, Falando Scadufax (pron. sskádufaks) você estará pronunciando o mais fiel a língua de Rohan, pois Scadufax é inglês antigo e Shadowfax é inglês moderno, note a evolução "scadu" > "shadow". Em uma tradução livre Shadowfax seria algo como "Sombra cinzenta", dai a adaptação brasileira feita na dublagem de o senhor dos anéis "Sobra Gris" onde Gris é uma variação da cor grafite.

O que são Mearas ??

Os Mearas são uma poderosa raça de cavalos selvagens, que dizem as lendas, são originários das Terras Imortais, trazidos por Béma, o nome de Vala Oromë na língua dos Rohirrim.

Estes cavalos são mais velozes, fortes e resistentes que os cavalos comuns. Encontram-se principalmente sob o domínio dos homens de Rohan, jinetes que cuidavam dos seus cavalos tanto como a eles mesmos. Descendem de Felaróf, que foi domado por Eorl o Jovem.

O primeiro animal a ser domesticado foi Felaróf, capturado por Léod, pai de Eorl, um dos Éothéod. Léod tentou montá-lo, mas por isso, acabou sendo morto. Após sua morte, seu filho Eorl, conseguiu domesticar e montar o animal, a quem chamou de Felaróf.

A partir daí a história dos Mearas ficou permanentemente ligada aos Rohirrim* e seus ancestrais, pois eles foram designados a serem as montarias dos Reis de Rohan e seus filhos, e só a eles. Essa tradição foi quebrada por Gandalf na Guerra do Anel, que montou Shadowfax (Scadufax ou Sombra gris), um dos mais poderosos Mearas de todos os tempos.

A palavra Mearas vem do Anglo-Saxão e quer dizer "cavalos". Seu singular é mearh, curiosamente, uma palavra nunca pronunciada por qualquer personagem na Obra.

Sendo o senhor dos mearas, Sombragrís (Shadowfax) só conseguiu ser domado por Gandalf, o branco. Não permite que lhe coloquem celas ou arreios, só podendo ser montado a pêlo.

Shadowfax e nosso clã:

Escolhemos este maravilhoso animal como mascote e símbolo, pois representa as características do grupo: O espírito de liberdade, a força, a disciplina, a nobreza, o orgulho, a honra e a coragem.

Sozinhos somos fortes!

Juntos somos lendas!

Shadowfax et mortem!

Notas:
*Rohirrim = cidadãos de Rohan