ORGANIZAÇÃO

DA ORGANIZAÇÃO DO GRUPO

Antes de qualquer coisa é necessário ter em mente que o grupo se organiza de duas formas.

A primeira é a organização jurídica, cujo objetivo é a existência válida como associação, o que permitirá ao grupo organizar eventos e contratar serviços nos termos da lei.

A segunda forma é a lúdica medieval, que serve para introduzir nos membros  o espírito de guerreiro antigo/medieval, sem o qual não obteríamos um resultado satisfatório nos treinos, além de proporcionar momentos muito agradáveis e divertidos.


DA ORGANIZAÇÃO JURÍDICA:

A Shadowfax Medieval Art, é um órgão da AIACALC - Associação Interestadual de Artes e Culturas Medievais - Liga de Cavaleiros, e como tal, é dividida segundo consta no estatuto da associação, em sócios fundadores, sócios honorários, sócios bem feitores e sócios comuns. Esta é a classificação formal jurídica dos membros.

Além do Estatuto que regula a Associação como um todo, cada órgão possui seu estatuto/regimento interno que dispõe sobre suas especifidades, inclusive de caráter lúdico.

Os menores de idade se associarão mediante autorização dos responsáveis legais.

A associação cobra uma doação simbólica e facultativa de R$10,00 por mês de seus membros para sua manutenção.

DA ORGANIZAÇÃO LUDICO MEDIEVAL

Os membros são separados em “classes” e “graduações” de acordo com regras pré-estabelecidas, assim como em uma escola de artes marciais onde há as “faixas” que mostram o nível em que o lutador se encontra. Essas classes e graduações são meramente fictícias, ninguém ganhará um titulo de nobreza de verdade.

Assim sendo, os jogadores são divididos em 4 classes e estas, por sua vez, são novamente divididas em 4 graus de graduação, desta forma temos:

Soldados

- Aspirante à soldado
- Soldado de 2ª classe
- Soldado de 1ª classe
- Aspirante à escudeiro

Escudeiros

- Escudeiro aprendiz
- Escudeiro de 2ª classe
- Escudeiro de 1ª classe
- Aspirante à Nobreza

Nobres

- Cavaleiro
- Barão
- Conde
- Duque

Mestres

- Mestre Veterano
- Grão mestre

 A estrutura do grupo em sí, não é complicada, mas exige atenção e um mínimo de dedicação para entendê-la.

Classes e Graus

Como visto acima, temos 4 classes e cada uma destas classes possuem 4 graus, com exceção da última, mas o que são e para que servem as classes e os graus ?

Classes

As classes indicam em que "Nível" você está.

Por exemplo, alguém na classe "soldado" (a mais baixa possível) deve obediência aos escudeiros, aos cavaleiros e principalmente aos mestres; os escudeiros devem obediência aos cavaleiros e aos mestres, mas estão acima dos soldados e assim por diante.

Em cada classe você terá um foco, um objetivo diferente. Na classe "Soldado" você aprenderá o básico para começar a lutar, a respeitar a hierarquia e a trabalhar em equipe. Na classe "Escudeiro" você aprenderá a obedecer o cavaleiro que o adotou, aprenderá o significado de gratidão, se especializará em uma arma à sua escolha e aperfeiçoará suas técnicas de luta. Na classe "Nobre" você aprenderá a ensinar, pois terá que adotar um escudeiro, aprenderá a ter paciência, a ter compaixão, a liderar grupos, a formular estratégias. Por fim, o Nobre de grau "Duque" que houver prestado relevante auxílio e dedicação ao grupo estará apto a adquirir o grau de mestre, entretanto este grau não é obrigatório. O aprendizado da classe "Mestre" constitui basicamente o aprendizado de gestão e administração de um grupo, aprenderá à organizar eventos e terá mais obrigações. Esforço e muito estudo aguardam os que alcançarem esta classe.

Graus

Os graus, são as etapas que a pessoa tem que vencer para poder subir de classe, cada grau é constituído por uma ou mais tarefas que devem ser cumpridas.

Por exemplo, quando alguém entra para a Shadowfax Medieval Art, inicia-se na classe "Soldado", no grau "aspirante à soldado", neste grau o novo membro terá que provar que é digno de ser um guerreiro Shadowfax, mas como? Cumprindo a tarefa a ele proposta, que é comparecer em 3 treinos oficiais consecutivos.

Todas as tarefas para se passar de grau são simples, mas requerem dedicação, cada membro possuirá uma ficha onde serão anotados os seus feitos, as tarefas cumpridas e a sua frequência nos treinos. As tarefas para cada grau serão iguais para todos como consta a seguir.

Faz bem lembrar que pessoas com graus diferentes dentro de uma mesma classe são iguais, ou seja, não importa se você está no grau "aspirante à soldado", ou no grau "Soldado de 1ª classe", você não passa de um soldado, um não está acima do outro, é importante entender que os graus não importam hierarquia.

 Vamos ao que interessa.

COMO EVOLUIR DE GRAU ?

Classe Soldado:

Aspirante a soldado:

Quem é: Qualquer pessoa que ainda não tenha ido em pelo menos 3 treinos, não é nem considerado parte do grupo.
Requisitos: Manifestação de vontade por escrito, autorização dos pais (se menor), ficha de cadastro devidamente preenchida.

Soldado de 2ª classe:

Quem é: Grau mais baixo da classe "soldado", é todo aquele que já é considerado membro da Shadowfax, mas ainda precisa ser treinado, pois ainda não conhece a teoria.
Requisitos: Ter ido em, pelo menos, 3 treinos, pagar a taxa de associação de R$20,00 (1 clava padrão + camiseta do uniforme) e passar no teste de graduação.

Soldado de 1ª classe:

Quem é: É o membro que já frequenta os treinos a pelo menos 2 meses e sabe lutar razoavelmente bem com, pelo menos, uma arma.
Requisitos: Ser soldado de 2ª classe por, pelo menos, 5 treinos, passar no teste de graduação.

Aspirante a Escudeiro:

Quem é: É o soldado de 1ª classe que está a procura de um cavaleiro que o treine. É obrigatório que o aspirante a cavaleiro estude todos os cavaleiros durante 3 treinos para só então realizar o pacto de aprendizagem com algum cavaleiro ou mestre.
Requisitos: Ser associado por, pelo menos, 10 treinos, saber lutar com todas as armas, participar de, pelo menos, um evento oficial, passar no teste de graduação.

Classe Escudeiro:

Escudeiro aprendiz:

Quem é: É o rescém formado escudeiro, ele deverá obedecer estritamente as ordens de seu padrinho cavaleiro.
Requisitos: Ser associado por, pelo menos, 16 treinos, escolher uma arma para se especializar, escolher um professor dentre os membros do conselho de Nobres e passar no teste de graduação específico desta arma (nível fácil).

Escudeiro de 2ª Classe:

Quem é: É o Escudeiro aprendiz que decide se especializar em uma ou mais armas específicas.
Requisitos: Passar no teste de graduação específico da arma que escolheu (nível médio).

Escudeiro de 1ª Classe:

Quem é: É o escudeiro perito em uma ou mais armas que já apresenta um gral notório de perícia e conhecimento teórico.
Requisitos: Passar no teste de graduação específico da arma que escolheu (nível Difícil).

 Aspirante a Nobre:

Quem é: É o escudeiro de 1ª classe que, segundo seu padrinho, já tem maturidade e condições de entrar para o Conselho de Nobres Shadowfax.
Requisitos: Ser associado por, pelo menos, 01 ano e passar no teste de graduação específico para a nobreza, no qual deverá ter nível excelente na arma que escolheu e nível satisfatório em mais duas armas a seu critério, arremesso e arquearia, deverá ser capaz de fazer no mínimo 20 flexões de braço e 100 abdominais.

Classe Nobre:

Cavaleiro/Amazona:

Quem é: É o primeiro grau do Conselho de Nobres Shadowfax. Deste ponto o associado ganha o direito de fundar sua própria família.
Requisitos: Passar no teste proposto pelo Grão Mestre, ser consagrado em cerimônia específica que ocorrerá 4 vezes no ano, no domingo mais próximo dos equinócios e solstícios.

Barão:

Quem é: É o segundo grau do Conselho de Nobres  Shadowfax.
Requisitos: Passar no teste proposto pelo Grão Mestre e Apadrinhar um aspirante a escudeiro.

Conde:

Quem é: É o terceiro grau do Conselho de Nobres  Shadowfax.
Requisitos: Passar no teste proposto pelo Grão Mestre.

Duque:

Quem é: É o grau mais alto dentro do Conselho de Nobres Shadowfax e o maior título de nobreza possível.
Requisitos: Formar, pelo menos, um Escudeiro em Cavaleiro e ser associado a, pelo menos, 02 anos.

Classe Mestre:

 Mestre:

Quem é: É o associado que está no topo da pirâmide hierárquica, que terá como responsabilidade o bom andamento do grupo e o direito de conduzir os treinos e organizar eventos, além de ter o direito de falar em nome do grupo.
Requisitos: Ser Duque e o ter a vontade e a disponibilidade para administrar e gerir o grupo.

Grão Mestre:

Quem é: Só há um Grão Mestre, atualmente é o Capitão Heimerich Morgan (Ewerton), conhecido também como "ferreiro", o Grão Mestre é o associado ativo que está a mais tempo no grupo.
Requisitos: Ser Mestre e ser o associado ativo que está a mais tempo no grupo.

CONSAGRAÇÃO E JURAMENTOS

Toda consagração deverá obedecer ao ritual  e ao final será recitado o juramento referente à classe em que se está consagrando.

Ritual de consagração:

O guerreiro se ajoelha sobre o joelho direito, lava as mãos e toma um gole de água do cálice de ritual simbolizando a purificação.

 Ainda ajoelhado, segura sua arma pessoal em posição honrosa aconselhada pelo mestre e recita o juramento da classe em que se encontra, no primeiro grau de cada classe o mestre dirá o juramento e o guerreiro repetirá.

Ao final do recital, o guerreiro abaixará a cabeça e o mestre lhe dará sua  benção com um toque de espada em cada ombro.

Após isso o guerreiro tomará vinho (suco de uva no caso dos menores de idade) no cálice de ritual.

_____________________________________________ 
JURAMENTO DE SOLDADO

Eu Juro:
Em nome da Honra,
Treinar meu corpo,
Minha mente e meu espírito,
Para melhor servir meus semelhantes
E ser útil para a sociedade em que vivo
Em nome do Deus do meu coração
Jamais abandonarei meus companheiros
Assim seja.

_____________________________________________
JURAMENTO DE ESCUDEIRO

Eu Juro:
Obedecer meu padrinho em seus ensinamentos
Agir sempre com:
Dedicação e Respeito
Força e Honra
Glória e Coragem

_____________________________________________
JURAMENTO DE NOBRE DA ORDEM SHADOWFAX

Eu juro:
Buscar a perfeição humana
Ter Retidão em minhas ações
Respeitar meus semelhantes
Amar meus familiares
Ser piedoso com os enfermos
Respeitar e ser doce com crianças,
Mulheres e idosos
Defender os oprimidos
Ser justo e valente na guerra e leal na paz